Planejamento

Tarefa para o noivo: escolhendo o DJ da festa

Nada de deixar para decidir em cima da hora o DJ da festa de casamento. Confira as dicas para se organizar e contratar um ótimo DJ para a sua festa!

Chegou o momento de escolher um detalhe muito importante para festa de casamento: o DJ! Nada de deixar para decidir em cima da hora, achando que é uma tarefa que se conclui de um dia para o outro. Feche com o DJ da festa de casamento com no mínimo 4 meses de antecedência. Esse tempo também é o suficiente para que você monte a playlist e decida a estrutura que o profissional precisa para trabalhar perfeitamente.

Saiba também:
Como escolher os drinks para o casamento
Tudo sobre organização do casamento online

Como a noiva estará bem atarefada com outros detalhes também fundamentais para a festa, que tal você, noivo, colocar a mão na massa e tomar conta de tal escolha? Se está com dúvidas, a gente te ajuda nesse processo. Vamos lá!

Peça recomendação de DJs dos amigos

Amigos e parentes são sempre bem-vindos quando o assunto é organização de eventos. Todo mundo conhece alguém que já casou ou um profissional que atende nesse ramo. Então é caneta e papel em mãos, celular carregado e começar a buscar na sua agenda aqueles que podem te ajudar na escolha pelo DJ perfeito para a sua festa de casamento.

DJ de Casamento x DJ de Balada

Existe uma diferença considerável entre esses dois tipos de profissionais e isso pode causar confusão na hora de escolher o melhor DJ para a festa de casamento. São dois públicos diferentes e você precisa pensar como um todo, por mais que deseje imensamente escolher aquele DJ top da balada que o casal frequenta sempre! Aliás, ele até pode ser contratado para a sua festa, desde que apresente a playlist ideal para a ocasião.

dj festa casamento

O que toca nas pick-ups?

Não se esqueça de olhar a especialidade do DJ. Alguns são focados em trabalhos apenas com sons mecânicos — o drum’n bass —, outros já optam por músicas no estilo retrô, aquele som das maravilhosas festas “20 e poucos anos”. Também há DJs especializados em mixagens de sons originais, que são os que usam hits do momento e fazem o seu trabalho mixando batida ou mesclando ou outros sons.

As opções são variadas e conhecer cada uma delas evita que o estilo do DJ te desagrade no dia da festa. Uma dica? Opte por aquele som que toca nas rádios e você sabe que todo mundo vai dançar!

Falando de valores

Claro que ele tem direito, merecidamente, a um cachê à altura pelo seu trabalho. Mas, se a grana estiver curta, converse com o profissional. Você pode negociar com o DJ e conversar sobre a melhor forma de pagamento, deixando, preferencialmente, uma parte para ser quitada após a data da festa.

Tome cuidado com valores muito abaixo do mercado! Por mais que seja um DJ desconhecido, ele tem todo um custo com aparelhagem e transporte. Isso pode sinalizar uma furada: imagine só o DJ não aparecer no dia da festa!

Veja o profissional em atividade

Peça para vê-lo em atividade. De preferência, marque um dia em que ele vai tocar em alguma festa aberta ao público. Dessa maneira, você saberá se o investimento é vantajoso ou não. Feche também reuniões para organização da playlist. Você precisa decidir isso junto ao profissional para evitar que ele toque músicas que você não gosta no dia da festa. Se forem feitas mixagens, peça para ouví-las previamente.

E falando em playlist…

Escolher a melhor playlist para a sua festa se resume, basicamente, em um conceito: pense em todos! Por mais que você ame o som de uma banda, analise se os seus convidados têm o mesmo gosto musical, afinal, não será nada conveniente uma pista vazia no dia da festa porque ninguém gostou das músicas.

Divida a sua playlist em blocos. Toque aquelas agitadinhas, depois dê um tempo de descanso para as baladinhas mais românticas, passe por um som popular como um axé ou pagode e siga essa linha em uma quantidade de músicas suficiente para a festa.

dj festa casamento

A quantidade de músicas é muito importante. Se você tem uma festa que vai durar 3 horas, monte uma playlist para todo esse tempo. Não é legal ficar repetindo as mesmas músicas em intervalos curtos e sem ninguém pedir.

Fazendo isso, você verá como a sua festa de casamento será inesquecível para você e seus convidados! O que achou das dicas? Conte pra gente nos comentários!

Assine também a nossa newsletter e fique sempre por dentro de tudo o que acontece aqui no blog!

Imagens: Pinterest