Trash the dress: confira como as noivas têm “destruído” seus vestidos e inspire-se

O Trash the Dress é uma forma muito bem humorada de se despedir do vestido dos sonhos e deixar uma recordação para lá de especial.

Escolher o vestido de noiva é uma das fases mais legais dos preparativos para o casamento, afinal é uma das roupas mais desejadas pelas mulheres em toda a sua vida. É ele que vai dar o tom da festa, deixando-a mais romântica, ousada, sensual, vintage, moderna.

Mas depois ele dificilmente será usado, e aí o destino quase certo é ficar embalado no guarda-roupa como recordação, ser doado ou vendido. Por isso mesmo uma das grandes tendências é o Trash the Dress, uma forma muito bem humorada de se despedir do vestido dos sonhos e deixar uma recordação para lá de especial. A ideia é fazer uma sessão de fotos depois do casamento que é um verdadeiro ritual de despedida do vestido de noiva.

Trash the dress

Como surgiu essa ideia?

A ideia de “destruir” o vestido começou nos Estados Unidos e há alguns anos se tornou uma febre também em vários países do mundo. O ensaio, que leva o casal a um local previamente escolhido e faz fotos muito divertidas e originais, foi ideia do fotógrafo John Michael Cooper, que em 2011 bolou um jeito de dar adeus à peça que normalmente não é mais usada. A cidade? Las Vegas, claro, a capital dos casamentos instantâneos, diferentes e arrojados.

Trash the dress: confira como as noivas têm "destruído" seus vestidos e inspire-se

E não é que a ideia colou e virou cult? Hoje cada vez um número maior de casais opta por esse jeito muito divertido de se despedirem de seus trajes ao mesmo tempo em que os usam mais uma vez. Funciona assim: os noivos acertam a sessão de fotos em determinado lugar e vestem-se exatamente como estavam na cerimônia. E aí vale tudo, subir em árvores, entrar no mar, rolar na lama, fazer pose em meio a pedras, deitar na grama, jogar tinta, correr na praia e até tacar fogo no vestido.

Fotos modernas sem igual

Se você está achando uma loucura, você nem imagina como o resultado fica legal. As fotos ficam plásticas e diferentes de tudo o que você já viu, mas preste atenção para contratar um bom fotógrafo para não acabar jogando é o ensaio fora. Para garantir bons resultados, é preciso que o fotógrafo saiba interagir com os noivos, tenha criatividade e bom senso estético, de filtros e equipamentos que permitam dar mais plasticidade às fotos.

Trash the dress: confira como as noivas têm "destruído" seus vestidos e inspire-se

Use a imaginação e a criatividade

O mais legal é que vocês podem voltar a ser crianças e fazer fotos muito loucas ou colocar todo o romantismo para fora e caprichar na sensualidade. Afinal, não há limites para a imaginação e a ideia é se divertir mesmo, guardando uma recordação muito especial do seu vestido de noiva. Como cenário, o ideal é fugir de lugares muito “certinhos”.

Trash the dress: confira como as noivas têm "destruído" seus vestidos e inspire-se

Escolha locais fora do convencional, abandonados, com folhas secas, árvores caídas, mato, máquinas paradas e enferrujadas com antigas estações de trem e galpões antigos, praias distantes, cenários com certo clima diferente e carga dramática. No Rio de Janeiro, as noivas cariocas têm optado por cenários como favelas, debaixo de viadutos, em túneis e o meio da mata. Há ensaios que chegam a durar três dias de viagem.

Trash the Dress em versão brasileira

Além disso, na versão brasileira do “jogar o vestido no lixo”, muitos fotógrafos estão se especializando em fazer o ensaio sem destruir o vestido, apenas dando a impressão de que é isso que está acontecendo – e é a saída perfeita para quem casa com vestido alugado. Apesar de sujar e molhar o vestido, ele fica novinho de novo depois de lavado, podendo ser devolvido sem problemas.

Trash the dress: confira como as noivas têm "destruído" seus vestidos e inspire-se

É o que acontece quando as fotos são feitas em cachoeiras ou no mar, por exemplo. Mas fica a dica: no caso de o vestido ser alugado, é sempre bom avisar à loja com antecedência. Na maior parte das vezes não há nenhum problema e muitas até expandem o tempo de permanência do vestido com a noiva para que o ensaio possa ser feito na volta da lua de mel.

Gostou da ideia? Desapegue-se! Inspire-se nessas fotos que separamos para você e deixe uma lembrança ainda mais especial do seu casamento. 

Imagens: romanceleaders.comweddingbrasil.com.brtrendnauta.commatrimonio.com e acervowp.com.br