Descoberta

Vestido para mãe da noiva e do noivo: o Guia Completo

Escolher o vestido para mãe da noiva e do noivo não é tarefa fácil. Ele deve destacar a presença das convidadas mais importantes do grande dia. Inspire-se!

Noiva com sua mãe produzidas para o casamento. Foto: Madre Store

Como escolher o vestido ideal para mãe da noiva e do noivo? O grande dia é recheado de emoção para todos os convidados, mas não há dúvidas que as mães dos noivos sentem algo diferente, um sentimento muito forte e sensações que transbordam ao ver seus filhos casando. É por isso que são as personagens de maior destaque, depois dos noivinhos.

Elas devem brilhar, porque, assim como para o casal, é um dia único nas suas vidas. Por isso, separamos algumas inspirações e dicas para ajudar na escolha do vestido para mãe da noiva e do noivo, sabendo que não existem regras ou certo e errado, apenas a condição de que devem se sentir lindas e deslumbrantes! Dá uma olhada no que a gente separou para você.

Inspirações de vestido para mãe da noiva e do noivo

Existem diversos modelos e estilos diferentes de vestido para mãe da noiva e do noivo, para que possam se destacar no dia do casamento. Pensando nisso, vamos apresentar algumas opções que estão fazendo bastante sucesso e que você pode se encantar.

Cintura marcada, saia rodada

Esse modelo marca bem a cintura e vai abrindo conforme desce ao longo do corpo, dando um movimento incrível. Pode ser uma boa pedida para as mães que não querem nada muito justo e assim garantem um visual leve, harmonioso e confortável.

Vestido para mãe de noiva verde.
Foto: Vestido de Festa aHAASe (@vestidodefesta.ahaase)
Vestido império mãe de noiva.
Foto: Vestidos Maison Tressoldi (@maisontressoldi)

Vestido para mãe da noiva com efeito ampulheta

Estes são os famosos modelos sereia, que desenham o corpo e terminam com uma saia mais aberta no final, estilo evasê. É um vestido que valoriza os contornos, podendo ser muito elegante ao mesmo tempo.

Vestido sereia azul.
Foto: Cristina Acedo (@cristinaacedo)
Vestido azul efeito ampulheta.
Foto: Cristina Acedo (@cristinaacedo)

Macacão

E por que não inovar com um macacão? Os macacões estão super em alta, e se for uma peça pensada para a ocasião, com corte mais reto e um bom caimento, você terá um visual muito chique, confortável e com a elegância que procura.

Macacão para festa.
Foto: Antônio Maraski (@antoniomaraski)
Macacão verde para festa.
Foto: Vestido Estampado (@vestidoestampado)

Ombros a mostra

Seja com mangas ombro a ombro ou um ombro só, esses modelos sempre trazem destaque para o colo e são perfeitos para as mães que buscam um decote clássico e gracioso.

Vestido para mãe da noiva marsala.
Foto: Stella Fischer (@ateliestellafischer)
Vestido longo verde para festa.
Foto: Jesiane Boutique (@jesianeboutique)

Vestido para mãe da noiva com manga longa ou capa

Muitas mulheres gostam de poder cobrir os braços, e você não precisa se restringir aos casaquinhos ou xales. Os modelos com mangas longas ou capas trazem esses elementos para compor um visual harmônico e delicado ao vestido, brincando com cores e texturas que dão um toque incrível.

Vestido de mangas longas para mãe da noiva.
Foto: Bless Concept (@blessconcept)
Vestido com capa.
Foto: Bless Concept (@blessconcept)

E os detalhes?

Além do modelo ideal, o acabamento do vestido para mãe da noiva e do noivo pode fazer toda a diferença na produção, fazendo as mães brilharem! Pode ser com uma renda delicada para um estilo mais clássico, um bordado impecável ou aplicações em brilho, esses detalhes ajudarão a compor o visual perfeito.

Os acessórios também são muito importantes. Caso o vestido seja mais simples, são os brincos, colares, pulseiras e acessórios no cabelo que trarão um charme especial.

Acessórios para mãe da noiva.
Foto: Madre Store (@madrestore)
Vestido para mãe da noiva e noivo azul.
Foto: Parvaneh Shirzad (@parvaneh_shirzad)

Cores de vestido para mãe da noiva e do noivo

Desde que não seja branco, não existem regras quanto à cor do vestido para mãe da noiva e do noivo, apesar de ser legal conversar com os noivos para saber se eles têm alguma ideia ou sugestão. Fora isso, o importante é que elas se sintam lindas e possam escolher a cor que mais as valorize.

Vestido para mãe da noiva metálico

As cores metálicas, como o dourado, são incríveis se combinarem com o estilo do casamento. O brilho sempre ajuda a realçar o visual e dar um toque mais glamouroso nos vestidos para mãe da noiva e do noivo.

Vestido dourado para mãe da noiva.
Foto: Bless Concept (@blessconcept)
Vestido metálico para festa.
Foto: Bless Concept (@blessconcept)

Tons pastéis

Os tons pastéis carregam um estilo delicado e romântico e são perfeitos para combinar com o clima mágico do casamento. Com um modelo elegante e os acessórios ideais, apesar de gracioso, ainda assim pode compor um look deslumbrante.

Vestido longo em tons pastéis.
Foto: Bless Concept (@blessconcept)

Cores vivas

Nada melhor do que uma cor que valorize e ajude a realçar a beleza das mães nesse dia. As cores vivas podem ser o elemento chave do vestido, transformando até os modelos mais simples em peças magníficas.

Vestido para mãe da noiva e noivo violeta.
Foto: Maison Degani (@maison_degani)

Cores escuras

Ninguém pode negar o valor de um pretinho básico ou o poder de um azul petróleo. As cores escuras são atemporais e trazem uma elegância indiscutível aos vestidos para mãe da noiva e do noivo, pode ser a jogada certa.

Vestido longo escuro.
Foto: Maison Degani (@maison_degani)

Mas, na verdade, é o estilo do casamento que vai definir o modelo ideal do vestido para mãe da noiva e do noivo!

Apesar de termos apresentado todas essas opções incríveis, o que vai ajudar a indicar qual o modelo mais adequado do vestido para mãe da noiva e do noivo é o estilo, local, horário e decoração do casamento. Não adianta escolhermos um vestido super glamouroso e elaborado se a cerimônia for na fazenda, concorda? Queremos que a mãe chame a atenção pelos motivos certos, por isso vale pensar nas dicas que passamos acima considerando qual será o cenário do casamento.

Casamento de dia

Casamentos diurnos costumam ter um estilo mais leve e descontraído, por isso é comum que o vestido para mãe da noiva e do noivo sigam essa linha também. Nesse caso, podemos apostar em vestidos mais clássicos, com caimento mais leve e cores suaves e alegres, podendo investir até mesmo nas estampas.

Vestido azul pastel para mãe da noiva.
Foto: I Love Vestido (@ilovevestidosal)

Casamento de noite

Com a cerimônia e festa à noite, o clima normalmente tende a ser mais sofisticado, elegante. Nesse caso, vestidos logos, com brilho e aplicações encaixam bem e a mãe pode ser mais ousada na escolha do modelo.

Noiva e sua mãe no casamento.
Foto: Madre Store (@madrestore)

Casamento na praia

O casamento na praia tem particularidades que merecem ser consideradas. Apesar de normalmente ser uma proposta bem mais simples e despojada, ele pode acontecer na areia ou em um espaço coberto, com o cenário da praia ao fundo. Na primeira situação, o vestido para mãe da noiva e do noivo pode ser mais simples e solto, com estampas ou cores claras, para combinar com a ocasião. Os convidados podem até ir descalços ou, no caso das mulheres (e das mães), com uma rasteirinha, dependendo do que for sugerido pelos noivos.

Já no segundo caso, o traje pode ser mais elaborado e é o espaço da cerimônia que indicará melhor o estilo a se seguir, sem perder o clima leve da praia. Além disso, é legal considerar fatores como o vento, que costuma ser mais forte perto do mar, e com isso vestidos com fendas e tecidos muito leves podem causar certo desconforto.

Noiva e sua mãe em casamento na praia.
Foto: Olivia Yuen (@_oliviayuen)

Casamento no campo

No campo a cerimônia geralmente segue um estilo mais clássico, com uma pegada de rústico casual ou então um rústico mais chique, vai depender da escolha dos noivos. A natureza ajuda a compor o cenário, com um clima muito leve e descontraído do casamento ao ar livre. O vestido para mãe da noiva e do noivo deve acompanhar esse estilo e tecidos com caimento leve, acabamento com rendas ou estampas mais discretas podem ser boas opções.

Noiva e sua mãe em casamento no campo.
Foto: Gi e Alex (@giealexfotografia)

Casamento na igreja

Casamentos na igreja são mais tradicionais, podendo acontecer de noite ou de dia. Para esse caso, os trajes normalmente são mais elegantes, com tecidos nobres, aplicações ou rendas. A mãe pode escolher modelos longos, que tragam destaque e sofisticação.

Noiva e sua mãe em casamento na igreja.
Foto: Aloha Fotografia (@alohafotografia)

Além de todas essas dicas para ajudar você na escolha do vestido perfeito, a Wedy é uma plataforma que apresenta as ferramentas necessárias para organizar, planejar e divulgar um casamento: você pode criar um site de casamento totalmente personalizável, criar sua lista de presentes convertida em dinheiro, planejar seu casamento com o checklist de todas as tarefas a serem cumpridas durante a jornada de organização do evento e muito mais! E o melhor: você pode ter acesso a tudo isso de forma gratuita, basta acessar o site e de cadastrar.

Queremos acompanhar vocês em todas as etapas, para tornar esse momento ainda mais especial e mágico. 🙂

| 21/12/2020